Visão geral

Diferente da modalidade vale-comum, a modalidade vale-transporte atende a algumas premissas legais descritas na Lei do Vale-transporte. Em geral, para atender à legislação, pode ser necessário adquirir em determinadas regiões crédito eletrônico ou vale-transporte em papel, conforme a disponibilidade local.

Diversas operadoras requerem cartões específicos para a disponibilidade do crédito, ou a compra em determinados dias do mês para que sejam respeitados os limites máximos de uso de vales impressos.

Toda essa complexidade é simplificada na Plataforma pela combinação de Tecnologia e Operações, viabilizando a gestão unificada de todos os processos necessários do início ao fim.

A integração pode ser feita com a plataforma para a aquisição de vale-transporte basicamente por dois caminhos:

  1. Importação de Dados: esse formato é ideal para clientes que possuem sistemas internos de gestão de folha de pagamentos, e que permitem exportar relatórios. Os relatórios são então importados de forma manual ou automática para a plataforma e o cliente segue os passos para realizar e acompanhar o pedido na interface web da plataforma.
  2. Integração pro APIs: esse formato é ideal para clientes e parceiros que desejam integrar diretamente com a plataforma para sincronização cadastral, realizar os pedidos e acompanhar o seu processamento. Mesmo neste modelo de integração, recomendamos que seja disponibilizado o fluxo de Single Sign-on (SSO) para melhorar a experiência na jornada que se inicia após o pagamento do pedido de VT.

Importação de Dados

Uma das formas mais simples de integração pode ser realizada por meio de arquivos de texto, geralmente produzidos pela customização de relatórios em sistemas de ERP.

sequenceDiagram participant Folha de Pagamento participant Usuário participant Plataforma participant Operadora Usuário->>Folha de Pagamento: Solicita pedido de VT Folha de Pagamento-->>Usuário: Exporta arquivo de pedido VT Usuário->>Plataforma: Faz o upload do pedido de VT Plataforma-->>Usuário: Sinaliza importação concluída Usuário->>Plataforma: Inicia o checkout do pedido de VT Plataforma-->>Usuário: Sinaliza checkout concluído Note over Plataforma: Após pagamento Plataforma->>Operadora: Solicita liberação de Crédito VT Operadora-->>Plataforma: Sinaliza liberação de crédito efetivada Plataforma-->>Usuário: Atualiza status do pedido de VT

Por meio desses relatórios, os usuários responsáveis pela gestão de benefícios podem extrair as informações e enviá-las para a plataforma por meio o upload de arquivos na área de Cadastro -> Importação de Dados.

A Plataforma está preparada para detectar automaticamente diversos layouts e convertê-los automaticamente para o modelo de dados disponível na aba Cadastro. Desta forma, é possível realizar uma migração faseada de outros fornecedores para a Benefício Fácil sem dificuldades. Você pode importar os seguintes layouts na plataforma: * Arquivos em formato CSV, XLS e XLSX: relatórios diversos, desde que contenham um benefício por linha. Ao importar o arquivo, o Usuário poderá realizar o mapeamento de colunas para os seus modelos de dados.] * Arquivos no formato APB (fornecedor VB) * Arquivos no formato SUP (fornecedor Ticket) * Arquivos no formato SDX (v4 e v5, fornecedor Sodexo) * Arquivos no formato Plansip (v4, v5 e v6, fornecedor Sodexo) * Arquivos no formato TXT (fornecedor RB Serviços) * Arquivos no formato TXT (fornecedor Via Nova)

Ao implementar um layout novo, recomendamos utilizar um dos manuais abaixo:

Arquivos CSV Arquivos TXT

Integrações por meio de APIs

Para uma experiência mais amigável e dinâmica, também é possível realizar a integração por meio de consumo de APIs.

As APIs da plataforma permitem que você realize a gestão não apenas do cadastro, mas também a realização dos pedidos de compra de benefícios.

Recomendamos que os usuários deste modelo utilizem os seguintes recursos:

  1. Single Sign-on: para viabilizar um rollout gradual de sua integração, bem como para permitir que os clientes utilizem todo o potencial de relatórios, chamados e demais recursos interativos da plataforma.
  2. Cadastro: utilize as APIs de cadastro para manter os dados sincronizados entre os sistemas, em tempo real, permitindo uma melhor experiencia no uso dos sistemas.
  3. Pedidos: utilize as APIs de realização de pedidos para concretizar a criação de ordens de processamento de benefícios, bem como para acompanhar a evolução da mesma.