Visão geral

A compra de crédito de transporte na modalidade vale comum pode ser realizada para as operadoras que permitem essa venda online. O grande diferencial de utilizar as APIs da Plataforma é que a sua integração oferecerá aos seus clientes acesso à rede já disponível em nosso ambiente, sem que você tenha que firmar contratos e credenciamentos burocráticos ou realizar a implementação fragmentada de diferentes fluxos e processos.

Em geral, após a compra online, o usuário terá que realizar uma etapa de validação deste crédito utilizando terminais de ônibus, metrô ou totem credenciado pela operadora de vale-transporte.

Como funciona

A integração para a compra de crédito do vale-comum pode ser resumida no seguinte processo macro:

sequenceDiagram Usuário->>+Parceiro: Solicita compra de crédito Note over Parceiro: Validar o pagamento Parceiro->>Plataforma: POST /vale-comum/pedido Plataforma->>Operadora: Solicita liberação de crédito Operadora-->>Plataforma: Crédito liberado Plataforma-->>Parceiro: OK 200 Crédito liberado Parceiro-->>Usuário: Exibe mensagem de sucesso

Cobrança

O usuário final terá de informar ao parceiro os dados para a compra, e o parceiro é responsável para realizar a validação do pagamento por parte do mesmo. O faturamento entre o Parceiro e a Plataforma segue as regras de faturamento acordadas comercialmente; procure o seu agente de relacionamento para saber mais.

Liberação do Crédito

A liberação do crédito ocorre após a operadora sinalizar para a Plataforma que a transação foi concluída com sucesso. Após esse momento, o usuário poderá ser informado que o crédito está liberado e orientado a seguir os procedimentos da operadora para validação do mesmo.